Os acadêmicos do curso de Biomedicina do Unifip participaram de uma visita técnica ao Núcleo de Criminalística (Nucrim), proporcionando uma experiência prática e enriquecedora sobre a atuação da ciência forense e sua importância para a sociedade.
A atividade foi realizada por meio da disciplina de Análises Toxicológicas e teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade profissional, permitindo que conhecessem de perto os processos, equipamentos e metodologias utilizados nas investigações periciais e análises laboratoriais desenvolvidas pelo órgão.
Durante a visita, os alunos puderam compreender como a Toxicologia Forense contribui para a elucidação de casos criminais, identificação de substâncias químicas e produção de evidências científicas que auxiliam a Justiça na tomada de decisões.
De acordo com o professor da disciplina, Wanderson Martins, a experiência fortalece a formação acadêmica ao conectar o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática profissional.
“A Toxicologia Forense fundamenta a precisão analítica na resiliência operacional e no compromisso com a verdade científica. É fascinante ver a evolução dos nossos futuros biomédicos aplicando a paciência para fazer justiça e salvar vidas. Esse foi o objetivo hoje: despertar o interesse e a atenção para essa ciência tão importante”, destacou o professor.
A atividade permitiu aos estudantes ampliar seus conhecimentos sobre a atuação do biomédico na área forense, além de despertar o interesse por um campo que exige rigor científico, responsabilidade e constante atualização profissional. A experiência também fortaleceu a compreensão dos acadêmicos sobre a relevância da Toxicologia Forense na produção de evidências e no suporte às investigações criminais.